segunda-feira, novembro 19, 2007

Adeus



Já gastámos as palavras pela rua, meu amor,

e o que nos ficou não chega

para afastar o frio de quatro paredes.

Gastámos tudo menos o silêncio.

Gastámos os olhos com o sal das lágrimas,

gastámos as mãos à força de as apertarmos,

gastámos o relógio e as pedras das esquinas em esperas inúteis.



Meto as mãos nas algibeiras

e não encontro nada.

Antigamente tínhamos tanto para dar um ao outro!

Era como se todas as coisas fossem minhas:

quanto mais te dava mais tinha para te dar.



Às vezes tu dizias: os teus olhos são peixes verdes!

E eu acreditava!

Acreditava,

porque ao teu lado todas as coisas eram possíveis.

Mas isso era no tempo dos segredos,

no tempo em que o teu corpo era um aquário,

no tempo em que os teus olhos

eram peixes verdes.

Hoje são apenas os teus olhos.

É pouco, mas é verdade,

uns olhos como todos os outros.



Já gastámos as palavras.

Quando agora digo: meu amor...

já não se passa absolutamente nada.



E, no entanto, antes das palavras gastas,

tenho a certeza

de que todas as coisas estremeciam

só de murmurar o teu nome

no silêncio do meu coração.



Não temos nada que dar.

Dentro de ti

Não há nada que me peça água.

O passado é inútil como um trapo.

E já te disse: as palavras estão gastas.



Adeus.





Eugénio de Andrade

11 comentários:

Abssinto disse...

O Eugénio que nunca encontrou o seu marinheiro... pobre velho. "Gastámos tudo menos o silêncio"...era um rico poeta.

bj

Maria disse...

Sim, riquíssimo, literalmente.
Bjo

Anónimo disse...

Estu literalmente sem palavras. Adorei. Simplesmente isso.
Um beijo

Maria disse...

Obrigada, a.p.
É sempre bom relembrar um mestre. Simplesmente fantástico, real, verdadeiro.
Bjo

Unknown disse...

olá Maria

Ando afastada pelos melhores motivos, tenho que estar de repouso absoluto, espero voltar para a semana que vem.
beijocas, muitas

Maria disse...

Fico muito, muito feliz!!
Até já e muitos bjs

RC disse...

O melhor poema de todos os tempos.

Adeus.

Maria disse...

Obrigada pela visita, RC, espreitei os teus "cantos" e vou voltar, para ler com mais atenção...
Até

Maria disse...

Bom weekend!

Maria disse...

Bom fim de semana, para ti também, e para todos!
Bjocas

Anónimo disse...

Lindo este Poema, simplesmente Lindo. Pena quando as relações chegam ao ponto de já não haver palavras....